O desenho, antes de mais nada, é uma forma de expressão, e não deve ser confundido com o simples ato de fazer traços com algum (ou nenhum) significado num pedaço de papel.
Ele compreende todo o processo que vai da idéia inicial até a representação acabada, seja em que suporte for.
Como é um processo, o desenho se utiliza de fundamentos que são guias importantes para que o artista alcance o resultado idealizado.
Esses fundamentos compõem a LINGUAGEM VISUAL.
Suas bases não foram criadas aleatoriamente mas cientificamente.
Durante a Antiguidade (Séc.VI a.C), os gregos começaram a desenvolver meios de representar a realidade visual através de estudos matemáticos e científicos, bem como da observação dos elementos e fenômenos da natureza. Daí surgiram os princípios da perspectiva, da harmonia e das proporções que vigoram até hoje. Eles descobriram que o que era belo matematicamente, também o era artisticamente.
De lá para cá muitas outras informações foram agregadas nos campos da ótica, cor, luz, química, anatomia e do funcionamento e processamento das imagens no cérebro humano.
Segundo Philip Hallawell (visagista, artista plástico e arte-educador) a "Linguagem Visual é o conjunto de signos e símbolos usados para se comunicar com harmonia e senso de estética".
Dentro deste conceito é imprescindível ao artista conhecer e dominar todos os fundamentos da linguagem visual.
Saber trabalhar com as proporções, perspectivas linear e tonal, luz e sombra, composição, etc, possibilita representar qualquer situação real ou imaginária, com harmonia e equilíbrio estético.
Os preceitos da Linguagem Visual não se prestam apenas aos desenhistas, pintores e demais artistas "gráficos" (fotógrafos, diagramadores, webdesigners, etc). São fundamentais também àqueles que "desenham" com outros instrumentos, tais como: cabelos, tesouras, pentes, escovas, tecidos, linhas, agulhas, e dão colorido com tingimento, maquiagem, coloração de cabelos, etc.
Para entender um pouco a importância da Linguagem Visual, leia o texto "Uma explicação importante"
O Curso
O curso abrange o estudo prático dos fundamentos principais: composição, proporção, volume, expressão linear, cor, estrutura, eixos, perspectiva linear e tonal, textura, espaços positivos e negativos.
A carga horária básica é de 50 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário